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É preciso estar atento e forte para reter clientes modernos

A gestão de imagem de uma marca é um trabalho complexo e gratificante. Uma vez definidos os objetivos de comunicação e as estratégias de como alcançá-los, hora de pensar as táticas para cada meio. Esse trabalho requer considerar os meios on e offline, além das peculiaridades do consumidor moderno, multitela, prossumer e que vive em rede para se informar.

As estratégias devem contemplar o marketing digital e o tradicional, comunicando um mesmo discurso ao receptor. Este, hoje, além de receber a mensagem, pode criar uma outra comunicação sobre a experiência que teve com um produto ou serviço, e espalhar à sua rede (tem conhecimento, ferramenta e banda para isso). Isso faz do consumidor/ receptor um prossumer que está amplamente conectado a vários canais de comunicação de uma só vez.

A gestão do processo de comunicação e o monitoramento de como essa mensagem está sendo recebida nos mais variados canais é muito importante para criar e consolidar a imagem de uma marca. Todos os canais devem ser mantidos sob atenção e a resposta a qualquer indagação de um cliente deve ser dada em menos de 24 horas, pois, hoje, todo mundo tem pouco tempo e paciência e, se mal atendido, bate na porta da concorrência.

 

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