HOME

NOVIDADES

Consumidores adaptados ou em adaptação?

O preconceito brasileiro tem dado o que falar. Após anos de "esquecimento" da diversidade da qual a nossa sociedade é formada, a mídia e a publicidade começaram a inserir em suas peças personagens negros, homossexuais e outras minorias: enfim, pessoas que são diferentes e pensam diferente uma das outras. Como consequência, o preconceito e a intolerância às diferenças começaram a se mostrar nas cartas aos leitores, nas publicações de grande circulação, nas ruas. As teorias de estudo sobre esse comportamento também estão surgindo e as discussões são diversas.

Os estudos de tendência do comportamento para 2015 previram que o consumidor estaria mais crítico, mais democrático e mais respeitoso com relação às marcas e à sociedade. Só não previram o subtexto do comportamento de parte dos consumidores, que dão um sinal de que o preconceito ainda existe e que, talvez, haja a necessidade de uma política pública de educação e inclusão social das diferenças.

Tudo isso para refletirmos sobre o já badalado anúncio do Boticário, veiculado para o Dia dos Namorados, que mostra as diversas possibilidades de casais de namorados e namoradas, e que gerou até reclamação no Conar. Essa atitude faz refletir sobre nossa sociedade, moderna nas suas escolhas, mas ainda enquadrada no tradicionalismo da exclusão das diferenças.

               

 

Voltar