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Sim, comunicação é investimento.

*Ana Salazar

Iniciada a partir de uma decisão da alta administração, uma política de Comunicação está sempre alicerçada em alguma necessidade da empresa. Pode ser aumentar a visibilidade da organização na mídia, melhorar o relacionamento com os públicos de interesse, consolidar a imagem, criar conceito ou, ainda, dar uma ”sacudida” na comunicação interna. Obrigatoriamente, devem-se envolver profissionais de comunicação neste processo. Mas é fundamental que o trabalho permeie todos os setores da organização.

A empresa que deseja alcançar um bom trabalho de Comunicação, deve entender que é indispensável convocar todos os envolvidos no negócio: pessoal da Administração, Planejamento, Marketing, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Vendas, Financeiro - que costuma focar resultados em curto prazo, que não é o caso da área de Comunicação - e, finalmente, o board. São os principais executivos que vão dar o tom, apresentar as necessidades estratégicas da empresa e sinalizar para onde se quer caminhar. Somente aí começa o exercício coletivo orquestrado pelo pessoal da área de Comunicação. Não é possível obter resultados com a Comunicação, se a organização não sabe muito bem para que ela serve, se a considera uma despesa e não um investimento, se vê o processo de se mostrar para a sociedade mais como ameaça do que como oportunidade. Os funcionários devem ser ouvidos, afinal, todos mantêm contato com os stakeholders e têm muito o que dizer.

Para o processo de Comunicação funcionar é importante que a empresa tenha um bom relacionamento com a imprensa, os clientes, a comunidade e os acionistas. É necessário planejar, definir estratégias e mensagens para cada público, elencar objetivos, traçar ações e metas. Não se pode fazer parte das redes sociais, como facebook e twitter, por exemplo, sem estratégia e direcionamento. Não se pode autodenominar uma empresa sustentável se não existe tal consciência e consequente prática. Para ser construída, uma boa Comunicação exige um esforço conjunto, um diálogo franco entre os vários setores, um compromisso em nome da excelência do processo de relacionamento com os diversos públicos, com princípios e valores internalizados. Enfim, uma política de Comunicação parte da necessidade de se criar uma autêntica "cultura de comunicação". Ou todo mundo se compromete, ou não funciona!

São muitos os bons exemplos de empresas que entenderam e investiram. Elas acreditaram, planejaram, dedicaram tempo e dinheiro. Comunicação é compromisso, da instituição e de cada funcionário. É investimento, sim. E, comprovadamente, dá retorno.

*Ana Salazar é diretora de comunicação da Argumento Gestão de Imagem

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